O projeto Crystal Houses, desenvolvido pelo escritório holandês MVRDV e inaugurado em 2016, acaba de ser reinaugurado - pouco mais de três anos depois de ter aberto as suas portas pela primeira vez. Localizado em uma das mais importantes vias comerciais de Amsterdã, a Hooftstraat, a Crystal Houses abrigou temporariamente uma loja da Chanel enquanto esperava por seu novo inquilino. A fachada do histórico edifício foi transformada em sua materialidade, substituindo a tradicional alvenaria de tijolos por peças de vidro, reforçando a fama de Amsterdã de não se dobrar aos anseios das lojas de luxo, jamais comprometendo o caráter histórico da arquitetura da cidade. O projeto da Crystal Houses recebeu alguns retoques e está pronta para receber outra luxuosa marca francesa, a Hermès.
Como os próprios arquitetos do MVRDV declararam, a Crystal Houses é uma releitura dos tradicionais edifícios que compõem a Hooftstraat. Embora ela mantenha a aparência de um edifício histórico, a fachada foi virada de cabeça para baixo em sua materialidade, substituindo boa parte dos tijolos por elementos de vidro, os quais vão se dissolvendo a medida que a fachada ganha altura. O projeto da Crystal House foi encomendado pela Warenar, uma imobiliária de lojas comerciais da cidade de Amsterdã.
Para substituir os tijolos da fachada por réplicas de vidro, o MVRDV desenvolveu um sistema especial de fabricação e instalação junto com especialistas da TU Delft, engenheiros ABT e a construtora Wessels Zeist. Os principais materiais foram fornecidos pela fabricante de vidro Poesia e pela indústria de adesivos Delo. O resultado desta iniciativa pra lá de inovadora transformou a antiga fachada de tijolos do edifício em uma vitrine de tijolos de vidro, combinando a transparência de uma fachada de vidro com a complexidade de uma estrutura tradicional de tijolos.
Como explica a equipe, “devido aos requisitos do nosso primeiro inquilino, a loja temporária da Chanel, o impacto dessa transparência havia sido diminuído pela adição de uma parede cega no primeiro pavimento, logo atrás da parte superior da fachada.” Na nova loja da Hermès, entretanto, o nosso designer de interiores Bureau de Binnenstad removeu esta parede, permitindo que os visitantes possam ver de perto o efeito dos tijolos de vidro se dissolvendo na fachada do edifício - e finalmente aproveitando toda a transparência desta nova fachada.
Via MVRDV